Experiência

Diretor de Criação/Planejamento, TV1.com, SP - 2017...

Quando comecei a trabalhar com digital, em 97, a TV1 já existia. Uma agência com história e DNA bacanérrimos, cheia de gente legal e com a cabeça aberta pra desbravar os mistérios que o mercado reserva pros próximos anos. :)

Diretor Executivo de Criação, FSB Comunicação, SP/RJ/BsB - 2016-2017

Às vezes a gente fica dentro da bolha da publicidade e deixa de enxergar algumas coisas. Quando me chamaram pra assumir a direção da criação da FSB eu sequer conhecia a agência. Pesquisei e descobri que se trata da maior agência de PR do país. Cerca de 750 pessoas divididas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Por lá, atendi Avon, Nestlé, Ipiranga, Ministério da Saúde, Ministério dos Esportes e Prefeitura do Rio (em 2106, pleno ano de olimpíada). 

Creative Director / UX Director, IBM Interactive Experience Studio, SP — 2014-2015

A operação criada pela IBM em Atlanta (EUA) teve sua estreia em 1996 e seu primeiro cliente foi a olimpíada lá realizada. Quase 20 anos depois, com 14 unidades ao redor do planeta, o iX Studio foi considerado pela Advertising Age a maior agência digital do mundo. Fui o primeiro contratado unidade de São Paulo, com a missão de liderar a equipe de criação e user experience. 

>> A digital nº 1 no mundo busca clientes no Brasil
>> Matéria do Meio & Mensagem sobre o "quadrante mágico das agências digitais" da Gartner. 

Executive Creative Director, RIOT, São Paulo — 2012-2014

Inicialmente, liderei a fusão entre a agência, especializada em mídias sociais, e outras duas agências digitais. A partir daí, estruturei os times de Gestão de Projetos e Desenvolvimento. Finalmente, assumi a equipe de criação (cerca de 100 pessoas), que cuida de contas como Renault, LG, Johnnie Walker, Pepsico, Spotify, AkzoNobel, Canon, GOL, Vigor e outras. Desde então, integrei o departamento de Branded Content à Criação, implementei o cargo de Creative Technologist e os departamentos de UX (User Experience) e RTVC (Radio, TV and Cinema).

 

Managing Director, SANTA TRANSMEDIA PRODUCTIONS, New York City — 2011-2012

Fui responsável pela estruturação e lançamento do escritório de uma das principais produtoras digitais do Brasil em Nova York. O trabalho durou cerca de 1 ano e envolveu questões burocráticas, muita pesquisa, montagem de equipe, prospecção e acompanhamento dos projetos realizados. 


Digital Manager, DENTSU LATIN AMERICA, São Paulo — 2010-2011

A Denstu é hoje a maior agência de publicidade do mundo, com mais de 18 mil funcionários e 6 mil clientes espalhados em 144 escritórios ao redor do mundo. Passei duas vezes pela agência. Nesta segunda, fui responsável pela gestão de projetos digitais para Toyota, Sony, Nissin e Electrolux. Havia muita integração com campanhas off-line, gerenciamento de produção interna e de fornecedores, além , claro, da interface com clientes. 
 

Diretor de Planejamento e Operações, GRUDA EM MIM / Bumaiê, São Paulo — 2009-2010

Montagem e gestão de equipe (20 pessoas) num mix de agência e start-up. Planejamento estratégico e implementação  de campanhas, ações interativas e produção de brand content para marcas como Apple, Sony, Google, Turner e diversos artistas brasileiros, como Gilberto Gil, Capital Inicial e Nando Reis. 


Digital Manager, DENTSU LATIN AMERICA, São Paulo — 2008

Implementação do departamento digital da sede brasileira da maior agência de publicidade do mundo.  Gestão de campanhas, produção de websites, games e projetos especiais para clientes como Toyota, Sony, Nestlé, Ajinomoto, Fast Shop, Schin, Yamaha e Nec. Além disso, parte do trabalho era promover a difusão da cultura digital na agência, dando suporte à equipe off-line.


Diretor de Projetos e Planejamento, McCANN Online / iDEAL INTERACTIVE, São Paulo — 2005-2008

Participei da implementação/desenvolvimento/dia-a-dia do departamento digital de uma das maiores agências do Brasil. Uma operação terceirizada que chegou a ter cerca de 60 profissionais alocados dentro da agência e cerca de 40 num escritório externo. Gestão de projetos e produção de campanhas para marcas como GM, Santander, Mastercard, Coca-Cola, Intel, Microsoft e Nestlé.


Redator publicitário, MM CASTILLO, Campinas — 1997-2005

Como redator e faz-tudo (arquitetura de informação, planejamento, desenvolvimento - em 97, em digital, a vida não era fácil, a começar pela conexão discada), atendendo a clientes como Bosch, 3M, Skol, Dow e outros. 

 

Formação

  • Comunicação Social, Jornalismo - PUC Campinas — 1999

Cursos:

  • Redação Criativa
  • Storytelling
  • UX Mobile
  • Planejamento Estratégico
  • Gestão de Projetos
  • Liderança Criativa
  • Planejamento em Mídia Digital
  • Roteiro para TV
  • Mediação e Resolução de Conflitos

Idiomas:

  • Português
  • Inglês