Com 17 anos de experiência em comunicação digital, faço com naturalidade a ponte entre diferentes pontos de vista:

  • cliente / agência
  • criação / conteúdo / tecnologia
  • user experience / objetivos de negócio
  • planejamento / produção
  • inovação / resultados

Meu primeiro trabalho em comunicação foi em 97, como redator de agência digital. De lá pra cá, atuei em design, arquitetura de informação, user experience, branded content, desenvolvimento, planejamento, gestão de projetos... e voltei à criação. 

Já montei e gerenciei equipes de tamanhos variados (de 5 a 100 integrantes) e com diferentes perfis (multinacionais, start-ups, equipes terceirizadas...).

Em 2012, liderei uma fusão entre duas agências e uma produtora que resultou na RIOT: uma agência digital independente com cerca de 300 profissionais, mais de 30 clientes e alguns resultados bem bacanas (ver cases).

Fui responsável por campanhas de grande porte, desenvolvimento de hotsites, portais, advergames, mobile apps, branded content para mídias sociais e projetos diversos para marcas como Mastercard, Santander, GM,  Nestlé, Microsoft, Intel, Coca-Cola, Toyota, Sony, Johnnie Walker, Google e muitas outras.

Passei um ano em Nova York implementando a operação de uma produtora digital. 

Gosto muito de trabalhar com equipes multidisciplinares, questionadoras, com motivação e capacidade para entender diferentes pontos de vista e, dessa forma, chegar a soluções criativas e eficazes.

Acredito numa comunicação criativa, mas, sobretudo, consistente e sempre focada nos objetivos de negócio do cliente. 


Experiência

Executive Creative Director, RIOT, São Paulo — 2012–Presente

Inicialmente, liderei a fusão entre a agência, especializada em mídias sociais, e outras duas agências digitais. A partir daí, estruturei os times de Gestão de Projetos e Desenvolvimento. Finalmente, assumi a equipe de criação (cerca de 100 pessoas), que cuida de contas como Renault, LG, Johnnie Walker, Pepsico, Spotify, AkzoNobel, Canon, GOL, Vigor e outras. Desde então, integrei o departamento de Branded Content à Criação, implementei o cargo de Creative Technologist e os departamentos de UX (User Experience) e RTVC (Radio, TV and Cinema).

 

Managing Director, SANTA TRANSMEDIA PRODUCTIONS, New York City — 2011-2012

Fui responsável pela estruturação e lançamento do escritório de uma das principais produtoras digitais do Brasil em Nova York. O trabalho durou cerca de 1 ano e envolveu questões burocráticas, muita pesquisa, montagem de equipe, prospecção e acompanhamento dos projetos realizados. 


Digital Manager, DENTSU LATIN AMERICA, São Paulo — 2010-2011

A Denstu é hoje a maior agência de publicidade do mundo, com mais de 18 mil funcionários e 6 mil clientes espalhados em 144 escritórios ao redor do mundo. Passei duas vezes pela agência. Nesta segunda, fui responsável pela gestão de projetos digitais para Toyota, Sony, Nissin e Electrolux. Havia muita integração com campanhas off-line, gerenciamento de produção interna e de fornecedores, além , claro, da interface com clientes. 
 

Diretor de Planejamento e Operações, GRUDA EM MIM / Bumaiê, São Paulo — 2009-2010

Montagem e gestão de equipe (20 pessoas) num mix de agência e start-up. Planejamento estratégico e implementação  de campanhas, ações interativas e produção de brand content para marcas como Apple, Sony, Google, Turner e diversos artistas brasileiros, como Gilberto Gil, Capital Inicial e Nando Reis. 


Digital Manager, DENTSU LATIN AMERICA, São Paulo — 2008

Implementação do departamento digital da sede brasileira da maior agência de publicidade do mundo.  Gestão de campanhas, produção de websites, games e projetos especiais para clientes como Toyota, Sony, Nestlé, Ajinomoto, Fast Shop, Schin, Yamaha e Nec. Além disso, parte do trabalho era promover a difusão da cultura digital na agência, dando suporte à equipe off-line,


Diretor de Projetos e Planejamento, McCANN Online / iDEAL INTERACTIVE, São Paulo — 2005-2008

Participei da implementação/desenvolvimento/dia-a-dia do departamento digital de uma das maiores agências do Brasil. Uma operação terceirizada que chegou a ter cerca de 60 profissionais alocados dentro da agência e cerca de 40 num escritório externo. Gestão de projetos e produção de campanhas para marcas como GM, Santander, Mastercard, Coca-Cola, Intel, Microsoft e Nestlé.


Redator publicitário, MM CASTILLO, Campinas — 1997-2005

Como redator e faz-tudo (arquitetura de informação, planejamento, desenvolvimento - em 97, em digital, a vida não era fácil, a começar pela conexão discada), atendendo a clientes como Bosch, 3M, Skol, Dow e outros. 

 

Formação

  • Comunicação Social, Jornalismo - PUC Campinas — 1999

Cursos:

  • Redação Criativa
  • Planejamento Estratégico
  • Gestão de Projetos
  • Liderança Criativa
  • Planejamento em Mídia Digital
  • Roteiro para TV
  • Mediação e Resolução de Conflitos

Línguas:

  • Português
  • Inglês

 

Pessoal

Corro, nado e pedalo regularmente, mas sem grandes pretensões. Pratico e dou aulas de aikido há cerca de 20 anos. Adoro livros. Leio (quase) tudo, mas principalmente biografias. O som está quase sempre ligado (classic rock, jazz, blues e mpb - geralmente nessa ordem). Gosto de viajar, de arte em geral e de gastronomia. Gosto muito de cinema e só passei a me interessar por séries de TV quando percebi que vários dos melhores roteiristas da atualidade estão migrando para essa plataforma. Adorei Lost, mas o que foi aquele final? Tenho 37 anos, sou casado com uma jornalista/redatora e tenho uma filha linda e fofa que nasceu dia desses.